Método

O programa terapêutico desenvolvido no período de tratamento no Instituto Radar Brasil tem como objetivo ajudar o residente a se tornar uma pessoa livre por meio da mudança de seu estilo de vida. O instituto considera que o residente pode se desenvolver nas diversas dimensões de um ser humano integral, por meio de uma comunicação livre com a equipe, em uma organização solidária, democrática e igualitária.

O Instituto Radar Brasil é o lugar ideal para quem tem necessidade de liberar as energias vitais para poder se tornar um ser humano no sentido pleno, adulto e autônomo, capaz de realizar um projeto de vida construtivo, de estar bem consigo mesmo e com os outros sem a ajuda de substâncias psicoativas.

O Instituto Radar Brasil é formado por um grupo de pessoas unidas por um objetivo comum com forte motivação para provocar mudanças que ocorrem, na maioria das vezes, em um momento de crise, quando o indivíduo apresenta desestruturação nas áreas física, mental, espiritual, social, familiar e profissional. É nessa hora que ele diminui defesas, resistências e demonstra maior disponibilidade e abertura para as mudanças porque não tem nada a perder. O objetivo do Instituto Radar Brasil é o crescimento das pessoas por meio de um processo individual e social. E o papel da equipe terapêutica é ajudá-las a desenvolver seu potencial.

Instituto Radar Brasil

No Instituto Radar Brasil há quatro etapas para o tratamento da dependência química:


Avaliação médica e psicológica

O residente é avaliado por um médico e um psicólogo para iniciar a desintoxicação. Para isso, a critério do médico, poderá ou não ser utilizado um recurso medicamentoso. Nesta fase, o paciente é observado cuidadosamente para que possa ser diagnosticada qualquer doença associada ou outras patologias não detectadas.

Conscientização

Fase em que o residente adquire conhecimento sobre sua patologia. Por meio de palestras, vídeos, leituras e dinâmicas de grupo, ele conhece o universo da dependência química como história, fatores que podem causar a doença, critérios para diagnóstico, comprometimento biopsicosocial e prognóstico.

Desenvolvimento de habilidades

Nesta etapa, praticamente restabelecido das consequências físicas e psicológicas da dependência química, o residente começa a conhecer os recursos externos e internos que serão usados para se manter abstêmio do uso de álcool ou outras drogas. Fatores de risco e de proteção, sinais e sintomas da recaída, PPR, são alguns dos conhecimentos que o residente recebe nessa fase.

Preparação para a ação

É a última fase da internação, momento em que o residente elabora, com a equipe terapêutica e familiares, o seu Plano de Alta, que conterá metas realísticas, nas diversas áreas da vida, de curto, médio e longo prazo, a serem colocadas em prática após a saída do Instituto Radar Brasil.


Paralelamente a estas etapas, o residente do Instituto Radar Brasil é acompanhado periodicamente por um médico psiquiatra e atendido semanalmente por um psicólogo. Durante sua estadia, o residente trabalhará sua carga emocional pregressa, além de se instruído a identificar gatilhos que possam levá-lo à recaída. A autoestima, a autoimagem e a superação de barreiras emocionais e motivação para mudança são alguns dos objetivos deste processo.

O tratamento tem duração de seis meses e acontece em um ambiente seguro, instrumento imprescindível na recuperação de dependentes químicos.

Instituto Radar Brasil

Ajude-nos a manter o Instituto Funcionando

Aceitamos doações de qualquer valor e alimentos para conseguir nos manter.

Instituto Radar Brasil

Radar Brasil é um centro terapêutico com tratamento para o abuso e dependência de Álcool e Drogas, oferecendo conforto e segurança para recuperação.

Fale Conosco

  • Estrada Abílio Marchi, 901 - Itapecerica da Serra - SP - CEP 06881-300
  • Fone: 55 (11) 4147-1175 | (11) 98115-2666
  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Top